Cyanogenmod 11 – Samsung Galaxy Ace (GT-S5830C) – Opinião

Muita gente gosta de fazer modificações no telefone – principalmente telefones com Android. Particularmente, também gosto muito disso. Mas nem sempre tudo é flores. Vou enumerar algumas impressões de minha experiência pessoal ao instalar o CyanogenMod 11 no Samsung Galaxy Ace (GT-S5830C).

Obs.: O GT-S5830C é diferente do GT-S5830, GT-S5830B, etc. Portanto, sua experiência pessoal pode ser diferente, caso teste a mesma versão do CyanogenMod 11 em qualquer telefone da linha mas de versão diferente da testada por mim. A instalação de sistemas personalizados exige cuidado, caso contrário você pode inutilizar seu telefone.

Pontos positivos:

  • interface moderna, bonita(eu achei), limpa
  • funcionalidades novas (fotos panorâmicas, etc)
  • compatibilidade com apps mais novos
  • rapidez *

Problemas:

  • lentidão: para poder usar os apps “normalmente”, tive de instalar o Link2SD, até aí tranquilo, pois o Galaxy Ace tem realmente pouca memória para armazenar as aplicações, mas a usabilidade já não era tão fluida e rápida depois de instalar e configurar o whatsapp e outlook;
  • câmera: para começar, a foto não funciona com o flash led, também não faz filmagens;
  • brilho automático da tela: não funciona;
  • bugs: ao tocar para receber uma chamada, a tela repentinamente “apagava”, depois de certo tempo ela “acendia” novamente, google apps fechava e travava muitas vezes (muito mais que antes, com o android de fábrica);

Eu realmente gostei da CyanogenMod, principalmente pela aparência limpa e algumas funcionalidades novas, deu uma revitalizada no telefone, mas, por outro lado, acompanhada dos problemas que citei acima. Se você é desenvolvedor ou gosta de personalizar o telefone, mas não tem nada a perder com a usabilidade (é um usuário paciente e tolerante a tudo) vale a pena correr o risco. Caso contrário, melhor deixar como está.

Segue o tutorial que segui para instalar o CyanogenMod 11 (vídeo):

Para quem instalou e se arrependeu, peço paciência, pois em breve publicarei um tutorial ensinando a desinstalar o CyanogenMod 11 com sucesso e instalar novamente o sistema de fábrica do telefone. Os tutoriais que existem até agora testei mas sem sucesso. Em todos tive problemas com a partição /data e como efeito colateral o telefone não iniciava o sistema ou até iniciava normalmente, mas ao desligar “perdia” todas as configurações e apps, ao ligar novamente ele agia como se fosse a primeira inicialização (inicia o assistente de primeira execução).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: